domingo, junho 18, 2017

Maternal e Anos Iniciais IV



Jogos e Exercícios Sensório-motor

Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo,
 afastando, esvaziando, lançando, rolando)

     *** Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
*** Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
*** Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
*** Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.

*** Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.
*** Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
*** Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.
*** Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc.
*** Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).

*** Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas, pelo lado).

quarta-feira, junho 14, 2017

Maternal e Anos Iniciais III




Jogos e Exercícios Sensório-motor

 Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)

** Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.
** Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça, bater palmas.
** Deitados de costas, com pernas e braços estendidos, elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
Brincando Exercício-motor
*** De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa. Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
** Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.
** Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;



“A força de crescimento da criança é à força da Vida.
A força da Vida vem de Deus, e por isso a criança melhora infalivelmente quando não há fatores que tolhem
sua liberdade inata”.  
(Masaharu Taniguchi)

;;