sexta-feira, junho 09, 2017

Maternal e Anos Iniciais II



Jogos e Exercícios Sensório-motor


2. Correr:


*Com as mãos na cintura ou na cabeça;
*rolando uma bola;.
*chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia;
*num pé só (como um saci);
****Parar bruscamente, a um sinal combinado.
*Seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc;
*sobre uma linha traçada no chão;
*pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.);
*desviando de obstáculos colocados no chão;
*em duplas de mãos dadas com o colega;
*ao lado do colega, sem lhe dar as mãos;
*estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo;
*em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.
*Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
*Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
*Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde, etc.).
*Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.

segunda-feira, junho 05, 2017



Jogos e Exercícios Sensório-motor

** São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

1       . Andar:


*livremente, batendo palmas.
*para frente.
*de costas.
*com as mãos na cabeça ou na cintura.
*na ponta dos pés.
*encostando um pé à frente do outro.
*sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
*seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
*com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
*procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
*aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.



sexta-feira, junho 02, 2017



ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO FINA:
Cortar; colar; traçar; colorir; modelar; enviar contas; alinhavar.

ATIVIDADES DE AUTO-AJUDA:
Abotoar e desabotoar blusões e casacos;
Amarrar e desamarrar os cordões do sapato;
Abrir e fechar zipers;
Usar ferramenta simples;
Carregar objetos;
Passar líquidos de uma vasilhame para outra.

COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
Além de todas as atividades de Educação Física realizada pela professora da área (atletismo, todas as modalidades de esportes). O professor da classe pode fazer brincadeiras de roda, esconde-esconde, bolas. Equipamentos simples para exercícios de grandes músculos – trepa-trepa, material para equilíbrio.

Turmas Profª Carminha

"Uma simples palavra de amor,
uma palavra de confiança
e elogio leva a criança a melhorar." 
(Masaharu Taniguchi) 

quinta-feira, junho 01, 2017

Relação Espacial



RELAÇÃO ESPACIAL


** É a habilidade do observador perceber a posição de dois ou mais objetos em relação a si mesmo e em relação ao objeto. Exemplo: enfiar contas - posição conta, linha e suas diferenças.
Letras: p.b / p.q / Números: 6.9...

ATIVIDADES de Relação Espacial:
Atividades de relação corpo-objeto;
** Subir em cadeira;
** Pular sobre blocos
** Engatinhar embaixo da mesa;
** Caminhar ao redor da mesa, etc. 

Direcionalidade:é necessário estabilizar a orientação de direita e esquerda (Bricadeira) para perceber a posição no espaço e a relação espacial, corretamente.
Diferenciar a posição dos objetos-esquerda e direita, em relação a outra criança.

Link para desenvolver a Relação Espacial:


Turma da Profª Carminha


Modelo de Atividades

RELAÇÃO ESPACIAL

CLIQUE NO LINK

Percepção Espacial - LETRAS



sábado, maio 27, 2017

Posição no Espaço



POSIÇÃO NO ESPAÇO

**Pode ser definida como percepção da relação no espaço de um objeto em relação ao observador.

ATIVIDADES de Posição no Espaço:

Os exercícios para imagem corporal, conceito corporal e esquema corporal bem como as sugestões abaixo contribuem para o desenvolvimento da percepção no espaço e Relação Espacial.
Atividades de relação corpo-objeto, subir em cadeira, pular sobre blocos, engatinhar embaixo da mesa, caminhar ao redor da mesa, etc. 

Direcionalidade: é necessário estabilizar a orientação de direita e esquerda para perceber a posição no espaço e a relação espacial, corretamente.
Diferenciar a posição dos objetos-esquerda e direita, em relação a outra criança.

;;