quarta-feira, maio 24, 2017
COORDENAÇÃO
VISUAL-MOTORA
**É a habilidade para
coordenar a visão com movimentos do corpo ou partes do corpo.
VEJA ATIVIDADES, JOGOS E BRINCADEIRAS que desenvolvem essas habilidades clicando no link abaixo:
"Ensinar consiste em tirar de dentro.
Desenvolver a potencialidade infinita que
se aloja no indivíduo é a verdadeira educação.
É missão do professor ajudar a desenvolver
os dotes naturais do aluno."
(Masaharu Taniguchi
A Verdade da Vida, v.13.)
Marcadores: Educação Especial
terça-feira, maio 23, 2017
Educação Especial - Definição de Percepção Visual
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:32
Definição de Percepção Visual
*** Habilidade para reconhecer e discriminar o
estímulo visual e interpretar, este estímulo associando-o com experiências
prévias.
Problemas
causados pela disfunção da Percepção Visual
A criança com disfunção perceptual percebe seu mundo
de maneira distorcida, isso faz com que ela tenha:
- a Problemas de aprendizagem para a leitura, escrita e aritmética;
- b Dificuldades de transferir um estímulo visual de um plano vertical para um plano horizontal;
- c Problema de estabilidade emocional.
***São cinco as
habilidades da Percepção Visual***
COORDENAÇÃO
VISUAL-MOTORA
PERCEPÇÃO DA FIGURA
FUNDO
CONSTÂNCIA PERCEPTUAL
POSIÇÃO NO ESPAÇO
RELAÇÃO ESPACIAL
Programa
Preparatório
para
trabalhar com as crianças
- Deve ser realizado com material manipulativo tridimensional, nas 5 habilidades de Percepção Visual.
- Treinamento de imagem, conceito e esquema corporal.
- Associar os movimentos direcionais do corpo com o desenho de linhas.
- Reconhecimento de figuras.
- Jogos dramáticos.
- Jogos exercícios focalizando vários atributos do movimento (agilidade, força, coordenação destreza, etc).
- PARA VER MAIS CLIQUE AQUI:
- Sugestões de exercícios
Habilidades Brincadeiras Tarefas
Recreação
Marcadores: Educação Especial
terça-feira, fevereiro 09, 2016
JOGO DE ARGOLA
Objetivo:
Desenvolver a coordenação visomotora e
as noções de cores, mais/menos, classificação e correspondência.
Materiais:
• Garrafas descartáveis cheias de areia,
numeradas de 1 a 9, decoradas com papel crepom de cores diferentes; caixa com
botões coloridos para contagem.
Desenvolvimento:
O professor prepara as garrafas,
colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes (de dois a seis
alunos). Os demais alunos formam a torcida.
Os participantes lançam a argola e, quando
a acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Ganha o jogo nessa
etapa quem conseguir maior número de
pontos.
Cada participante terá apenas uma chance
para jogar e deverá retirar da caixa de contagem botões na cor e na quantidade correspondentes
ao número contido na garrafa que acertou. Se não acertar, não conta pontos. O
mesmo procedimento se repete com todos os alunos da classe.
PUZZLE
DE PALAVRAS MÁGICAS
- Dividir a
turma em grupos de cinco alunos. Pedir aos grupos para pintar um grande cartaz
em papel pardo ou cartolina, sobre o tema, por exemplo: "AMIZADE"... ,
que poderá ter vários centímetros de comprimento. Cada grupo poderá ter um tema
diferente.
- Cortar este
cartaz em pedaços, de forma a criar um puzzle (quebra-cabeça grande) de peças
grandes.
- Colar um pouco de fita de velcro ou fita adesiva
detrás de cada uma destas peças.
Depois das peças serem baralhadas e distribuídas
pelos participantes, pede-se para que estes as disponham numa superfície
coberta de tecido (onde as peças aderem), de modo a completar corretamente o
cartaz.
Marcadores: Volta ás aulas 2016
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)