quarta-feira, outubro 10, 2012


O QUE QUER DELE (A)?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Tendo em destaque uma criança que deverá estar de olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Perguntar para a criança que está de olhos vendados: _ É esse? É essa? Apontando as crianças que estão sentadas. Quando ela disser que sim. Perguntar o que quer do colega ou da colega...(Um beijo, um abraço, um aperto de mão, ou um passeio).
A criança deverá realizar a ação que escolher.

MAMÃE COELHA
PREPARAÇÃO: Alunos sentados, tendo em destaque, uma criança designada à mamãe coelha. Do outro lado, à sua frente uma criança, designada a raposa.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, a mamãe dirá: “_VAMOS PASSEAR”?
Todos deverão deslocar-se até chegar perto da raposa. Porém quando o professor disser:
“-CUIDADO COM A RAPOSA!” Todos deverão voltar aos seus lugares.
OBS:Quem for pego sairá da brincadeira.

CORRIDA DAS FORMIGUINHAS
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas uma ao lado da outra. Tendo em destaque quatro participantes iniciais, que serão denominados “as formiguinhas”. Dois participantes deverão ficar sentados, na marca designada para receber as folhas, que estarão espalhadas à sua frente numa certa distância. As demais crianças aguardarão sua vez.
DESENVOLVIMENTO: Dado o sinal duas das formiguinhas deverão deslocar-se até as folhas e trazê-las uma a uma para as formiguinhas companheiras.
OBS: Realizar a contagem de folhas para designar a equipe vencedora.


NUNCA TRÊS
*** O jogo é em formação de duplas, sendo dois participantes destacados: um para pegar e o outro para fugir.
*** O que foge para se livrar da perseguição deverá pegar na mão de uma dupla, o participante que ficar na ponta passa a pegar e o que pegava, foge.
*** Assim o jogo continua até os alunos perderem o interesse.

JOGO DO SACOBALL
*-* MATERIAIS: 2 bastões, um saco (pano de chão) e 4 cadeiras;
*-* Dividir a turma em duas equipes, as cadeiras serão as goleiras de cada equipe;
*-* Numerar os participantes das equipes, mesmo número para as duas equipes;
*-* O número chamado de cada equipe deverá pegar o bastão e com ele empurrar o pano até o gol (cadeiras) da equipe contraria.

TÚNEL COMPRIDO
*#* Todos os participantes em círculo, 2 a 2, de mãos dadas um de frente para o outro.
*#* As duplas de mãos para cima formando um túnel.
*#* Um participante estará sem par e começa a correr por baixo do túnel. Quando ele parar no meio de uma dupla, estes saem correndo por fora  e fazem a volta, o primeiro que chegar e dar as mãos para aquele que entrou no meio formará a nova dupla.
*#* O outro irá correr e parar no meio de outra dupla e assim por diante.
*#* Após, terem assimilado o jogo, pode-se soltar mais de um participante.


CHICOTE QUEIMADO
# Os alunos em formação de círculo com as mãos para trás em forma de concha.
# Um colega fica do lado de fora com um chicote na mão (confeccionar de jornal enrolado).
# Este entrega o chicote para alguém da roda e corre para não apanhar, tentando chegar ao lugar que ficou vago.
# Quem receber o chicote tenta bater no que foge.
# Se o fugitivo for pego pelo chicote ficará duas jogadas sem participar.

BRAÇOS ABERTOS
## O professor estende os braços à frente, mantendo-os abertos e diz: “GOSTARIA DE VER TODOS VOCÊS  ENTRE OS MEUS BRAÇOS”.
## Quando os participantes estiverem entre seus braços repentinamente o professor muda de posição (lado), dizendo que nem todos estão entre seus braços.
## O professor poderá ir aumentando ou diminuindo a abertura dos braços.

COELHO SAI  DA TOCA
### Organizar grupos de 3 alunos: dois fazem a casinha e o terceiro é o coelho.
### O professor diz: “COELHO SAI DA TOCA”. Os coelhos trocam de toca.
### VARIAÇÃO: O coelho fica parado e a toca procura outro coelho.
### OBS: Para separar coelhos e tocas, numerar 1, 2 e 3. Todos os 1 são coelhos, 2 e 3 tocas. Para que todos possam  vivenciar tudo o professor, ao final grita: “TERREMOTO” misturando o grupo – todos trocam de lugar.


URSO DORMINHOCO
* Um participante destacado do grupo deita-se no chão e faz de conta que dorme.
* Os demais participantes aproximam-se do ‘urso dorminhoco’ e cantam: “Urso Dorminhoco”.
* De repente, o urso acorda e sai em perseguição aos demais, quem for pego, antes de chegar à raia, vira urso. Escolher um local para ser a RAIA.

TEM BICHO PARA VENDER?
** Um participante é destacado para ser o pega e vendedor de bicho. Ele escolhe em segredo, um bicho que representará.
** Os participantes conversam com o pega:
_ Tem bicho pra vender?
_ Tem!
_ Tem boca?
_ Sim. Etc.
** Os participantes vão perguntando, quando descobrem o animal, eles fogem e o vendedor de bicho os persegue.
** Quem for pego ajuda a “vender bichos”.

PARA CABRITO, CORRE CABRITO
*** O professor escolhe 3 alunos, de preferência com algumas características em comuns, exemplo: boné, cor da roupa, etc. Estes serão os pegadores de cabritos.
*** Esses, ao tocarem em outro participante, dizem: “PARA CABRITO!”
*** O participante tocado senta e espera que qualquer outro participante, com exceção dos pegadores e dos que estão abaixados, o toque, dizendo: “CORRE CABRITO!”
*** Limite o espaço, para ficar melhor a brincadeira.

quarta-feira, outubro 03, 2012


RABO DE CAVALO
# Cada participante recebe um jornal, confeccionam um rabo e colocam-no na calça.
# Ao sinal do professor, tentam roubar o “rabo” do colega, protegendo o seu.
# No final, quem conseguir pegar mais rabinhos será o vencedor.
# Obs: Procure limitar o espaço.
VARIAÇÃO: Come-come – a maioria das crianças com rabinho e 2 a 4 crianças sem, tentam tirar o das outras. Sendo que quem fica sem rabo, se torna um COME-COME.
Brincando na quadra

CACHORROS E CASAS

## Num círculo, formam-se duplas; um é a casa, fica de pé com as pernas afastadas, o outro é o cachorro, que está em casa.
## A um sinal do professor, os cachorros saem de casa, deslocando-se por fora do círculo. Num outro sinal, voltam para qualquer casa.
## Num segundo momento, ocorre a troca. Quem era casa vira cachorro e vice-versa.

MORCEGO
### Um participante, o morcego, coloca-se no centro da quadra.
### Os outros devem passar pelo morcego sem serem tocados.
### Se forem tocados, serão morcegos também.
### O jogo segue até todos serem pegos.
VARIAÇÃO: O mesmo jogo, só que dois a dois, de mãos dadas. Não podem soltar as mãos, nem os morcegos nem os que fogem.

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