domingo, setembro 25, 2011


PSICOMOTRICIDADE + MATEMÁTICA + ARTES
Aula desenvolvida na Pré-escola 1º e 2º Ano

HABILIDADES TRABALHADAS
Coordenação dinâmica global, equilíbrio, percepção espacial, esquema corporal,
grafismo e tipos de linhas

DESENVOLVIMENTO: Cada aluno de posse de uma corda de um metro de comprimento + ou -.

RECREAÇÃO NO PÁTIO OU NA QUADRA:
Imaginar (As crianças fazem os sons dos animais e andam por todo o espaço):
- Puxar um cachorro;
- Puxar um gatinho;
- Puxar uma vaca;
- Fazer da corda um cavalo e galopar.
- A corda vira uma cobra que se agarra na mão da criança da qual ela tenta se livrar. (Essa foi o máximo, muitas gargalhadas, era só corda voando e crianças correndo e gritando como se realmente fosse uma cobra, mas de forma divertida).

“Notei que as crianças expressaram-se alegres e criativas durante toda a brincadeira.”

EXERCÍCIOS COM A CORDA:
1 – Carregar a corda em diferentes partes do corpo, ex.: na cabeça, ombros, pé, etc.
2 – Correr com a corda balançando no ar, sem deixar tocar o chão.
3 – Segurar uma ponta da corda e jogar a outra para cima.
4 – Bater a corda no chão como se fosse um chicote; Atirar a ponta da corda como se fosse pescar.
5 – Segurar a corda com as mãos de modo que possa esticar e fechar, alongar o corpo descendo até os pés, depois balançar para um lado e para o outro.

BRINCADEIRA DA CARROCINHA:

- Grupos de cinco crianças, um será o carroceiro, três serão os passageiros e outra o cavalo. O carroceiro (atrás) e o cavalo (na frente) seguram duas cordas paralelas, uma em cada mão, com os passageiros no interior das cordas.

- Fazer um passeio ou corrida das carroças até um ponto determinado pela professora. (Com a pré-escola, fizemos um passeio pela escola).

MATEMÁTICA – Tipos de linhas

1 – Montar desenhos com a corda no chão (livre).
2 – Colocar a corda esticada no chão (LINHA RETA), andar sobre a linha: de frente, de lado, de costas e de pernas abertas.
3 – Depois formar uma linha torta (LINHA CURVA), pular por cima da corda e andar na ponta dos pés por sobre a corda.

4 – Formar um círculo fechado com a corda (LINHA FECHADA), ordenar o seguinte: ficar no interior da linha fechada; ficar na parte exterior da linha fechada (longe e perto).
BRINCADEIRA: Pega-pega – estará a salvo quem estiver no interior da linha fechada.
“Nesse caso eu consegui ensinar noções de interior e exterior, e que a linha fechada é a FRONTEIRA que separa esses dois lados.”

5 – Formar um ‘U’ com a corda (LINHA ABERTA).
BRINCADEIRA: Inicia-se com um dos alunos sem a sua corda e dirá: “macaco troca de galho”, todos os alunos deverão trocar de lugar enquanto ele procura ocupar um lugar vago, sempre ficará um sem ‘galho’ que deverá dar a continuidade dessa brincadeira.

“No decorrer da brincadeira, as crianças utilizaram-se espontaneamente de outras ordens não sugeridas por mim, as quais foram muito criativas por parte deles, sendo que, alguns demonstraram facilidades em substituir a ordem ‘macaco troca de galho’ ou outra citada pelo colega anterior, por exemplo: ‘passarinho voa do galho’. O interessante foi perceber como eles queriam cada um inventar a sua ordem, até causando certo nervosismo em alguns que tiveram dificuldades em criar rapidamente uma nova expressão, e se negavam a aceitar sugestões dos colegas. Note que isso aconteceu naturalmente e aos poucos tornou-se uma regra que todos seguiam, sendo que ela não fazia parte da regra inicial da brincadeira.
Importante é concluir que isso não aconteceria se eu quisesse o tempo todo impor o meu autoritarismo, o meu poder sobre eles demonstrando o tempo todo quem é que sabe das regras e impedindo qualquer tentativa de inovação com medo de perder o controle. Se eu fizesse isso, com certeza eles se sentiriam inibidos e com medo de se expressarem livremente e não resultaria numa brincadeira tão envolvente quanto acabou se tornando.”

“Agora vou acrescentar algo a partir dessa experiência, talvez eu fuja um pouquinho, mas acho que se faz necessário relembrar a infância escolar da maioria dos professores a qual eu também me incluo, nessa época em que éramos obedientes ás regras impostas para nos educarem, tão obedientes que poderia ser muito arriscado ferir o poder absoluto do professor.
Consequência: Não seria isso uma das tantas razões de sermos a maioria, tão obedientes quanto às regras impostas pelos governos numa realidade onde se paga impostos absurdos, tarifas e pior, tanta lentidão para nos unirmos em prol de nossos direitos em comum? Tanta inibição, ingenuidade e medo de ser reprimido com uma simples palavra. Mas é possível reaprender, resgatar nossa dignidade, nossa liberdade simplesmente observando as crianças, deixando-as livres de tudo o que priva delas serem o que precisam ser, para que no futuro estejam certos de que regras governamentais absurdas podem ser quebradas de uma forma tão natural e envolvente quanto o exercitado na brincadeira.” - Carmem Ortiz (Professora Carminha)



ARTES
Registrar através de desenhos as atividades realizadas no pátio.
Considerações significativas: Foi numa aula de artes que um aluno do Pré-A (4 anos de idade) que já sabia ler desde os três anos, mas não sabia escrever por não entender a forma como todos sabiam copiar o próprio nome do crachá. Então foi através do registro das atividades realizadas no pátio sobre os tipos de linhas trabalhas com cordas que ele conseguiu entender e copiar pela primeira vez o seu nome do crachá e sucessivamente muitas palavras.
 Foi assim: Como a primeira letra de seu nome era um ‘J’, eu mostrava a letra no crachá e dizia: ‘é uma linha reta e uma curva. Eu mostrava a letra ‘O’ e lhe fazia associar com a linha fechada e assim sucessivamente com todas as letras de seu nome.

“Nesse dia eu confirmei a importância do professor inteirar-se plenamente do significado da expressão PSICOMOTRICIDADE no desenvolvimento infantil além de comprovar a eficácia de uma aula bem planejada.”



terça-feira, setembro 06, 2011

Aqui está um tutorial em pdf que eu criei para facilitar uma excelente atividade que faz parte da postagem ATIVIDADES PARA AMPLIAR A LINGUAGEM, onde se encontra uma aula que ajuda a desenvolver múltiplas habilidades nas crianças, inclusive crianças especiais.


domingo, agosto 28, 2011

TAREFAS E MÚSICAS de Esquema Corporal


EXERCÍCIOS DA POSIÇÃO EM PÉ

# A criança fica em posição ereta, apoiando todo o seu corpo contra uma parede.
# Parar em frente a um espelho e comprovar que seu corpo é perfeito, comprovar se está reto ou não colocando uma caixinha na cabeça.
# Estando parado tentar ‘crescer’; esticar-se o máximo possível.
# A criança deve apoiar-se sobre a planta dos pés e, em seguida, alternar os apoios sobre os calcanhares e as pontas dos pés.
# Trabalhar os diferentes posicionamentos dos pés: pode ficar com os pés separados, com os pés juntos, com as pontas dos pés para dentro ou com as pontas para fora.
# Exercícios de pé, com as pernas em diferentes posturas; as pernas podem ser abertas ou fechadas, com uma das pernas para frente ou para trás, etc.
# OBS: todos os exercícios devem ser realizados posteriormente, combinando diferentes posições dos braços: podem ficar para cima, à frente, atrás da cabeça, etc.

EXERCÍCIOS DA POSIÇÃO SENTADA

Para criança ter consciência da posição sentada passa pela variação dos lugares onde poderá sentar e da posição que os membros inferiores adquirem”.

* A criança deve experimentar diferentes locais onde possa sentar-se: uma cadeira, no chão, um banquinho alto, uma almofada, uma mesa, um tijolo, um muro, etc.
* Em cada local onde podemos sentar, devemos descrever como se posicionam as pernas e seus braços: se os pés estão pendurados, se tocam o chão, etc.
* Orientar a maneira correta de sentar, ou seja, a coluna vertebral deve estar sempre perpendicular ao suporte utilizado para sentar-se.

Músicas para baixar
OBS:
“Aqui estão algumas músicas que eu trabalho com as minhas crianças, elas adoram. É importante, frisar que a professora e as crianças devem procurar desenvolver movimentos rítmicos e harmoniosos do corpo, em relação à letra (dramatizar) e a melodia da canção”. Professora Carminha.
 Clique nos títulos para baixar.





ESTRATÉGIAS:
Obs:
“Devemos considerar que a memória visual é crucial na aprendizagem da lectoescrita, portanto deve ser estimulada na Ed. Infantil. Preparar a criança para a alfabetização”. Professora Carminha.

* Apresentar às crianças objetos de uso comum, por ex: apontador, lápis, régua, borracha, etc. Pedir que observem os objetos e em seguida fechem os olhos. Escondem-se os objetos, pede-se a elas que abram os olhos e nomeiem os objetos. Variação: aumentar a dificuldade com um nº maior de objetos de acordo com a idade da criança. 
* Com o uso de fotos ou gravuras de objetos familiares começando com 2 ilustrações e chegando até 5. A criança deverá nomear os objetos da esquerda para a direita, retira-se as gravuras e pede-se à criança que as nomeie na mesma ordem. Variação: o mesmo exercício, porém apresentar as gravuras em separado sem nomeá-las. Pede-se à criança que as memorize e ao final nomeie os objetos representados.
* Cartões com linhas verticais coloridas.
Pedir à criança que reproduza a sequência com palitos ou canudinhos de refri, Ter atenção a sequência correta das cores.
* Apresentar, durante um determinado tempo, as ilustrações abaixo como exemplo. Sendo que a professora, poderá criar as suas próprias ilustrações.
A criança deverá reproduzir cada cartão na forma gráfica.

* Apresentar cartões (ver modelo abaixo) com letras. Pede-se que o aluno reproduza no papel. A quantidade de letras pode ir aumentando de acordo com a idade.




JOGO DO DESPERTADOR - sala de aula

Material: um relógio despertador que faça ‘tic-tac’;
* Um aluno deverá sair da sala de aula e os demais colegas devem esconder o relógio;
* A criança que está fora da sala é chamada para procurar o relógio, seguindo o som;
* Para ficar mais divertido colocar o alarme para tocar depois de 3 min de procura;
* Repetir o jogo até todas as colegas participarem.

1, 2, 3, PARE OUTRA VEZ – no pátio

* Formação: perto de uma parede, a 8m da parede será marcada uma linha (corda) horizontal paralela à parede;
* Uma das crianças ficará olhando a parede com as nela, dirá: ‘1,2,3, pare outra vez’;
* Enquanto diz isso, as demais crianças que estavam paradas sobre a linha devem avançar à frente, avançar  enquanto a criança estiver de costas, quando acabar a frase as demais deverão parar, dando as costas à criança; esta irá virar para olhá-los e, se vir algum em movimento, manda-o para a linha de saída outra vez;
* Em cada jogada as crianças devem ir avançando até que consigam tocar as costas da criança que está contra a parede; ao ser tocada a criança deve voltar-se e perseguir algum dos jogadores antes que estes cheguem à linha de saída; o que for pego será o que continuará o jogo.

MAR E TERRA – sala de aula ou pátio
 
Momento de Jogo Simbólico

* Desenhar no chão uma linha com giz / fita adesiva ou corda;
* As crianças ficam à esquerda da linha, a professora diz: “Agora vocês estão no mar... Onde vocês estão?” As crianças respondem ‘no mar’;
* A professora explica que quando disser TERRA todos deverão pular com os pés juntos para o outro lado;
* Então a professora irá dizendo mar, terra, terra...Os que se equivocarem serão eliminados.   

VOAM, VOAM – sala de aula

# Este jogo consiste em discernir entre animais e objetos que podem voar e os que não podem;
# A professora dirá o nome de um animal ou objeto; se voa, as crianças devem dizer:’voa, voa’... Se não voa devem dizer: ‘não, não voa’.
# VARIAÇÃO;
- utilizar outros distintivos como pode ser comido ou tomado, nada ou não nada, etc;
- utilizar outro tipo de respostas como levantar-se e sentar-se. 
  
 JOGO DE CORRENTE – sala de aula

* Seguir a ordem na qual as crianças normalmente sentam, pede-se à primeira criança que diga uma palavra;
* O colega que esta ao seu lado deve dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra dita pelo seu colega e assim sucessivamente;
* Quando alguém se equivocar ou repetir uma palavra pode ser eliminado ou pagar prenda. 

“Realizei estes jogos com o 2º ano e constatei que são ótimos para exercitar a atenção dos educandos. Além de que, é um recurso de grande relevância no período da alfabetização”. Professora Carminha.


sexta-feira, agosto 26, 2011

HISTÓRIAS DO FOLCLORE EM AUDIO

Negrinho do Pastoreio Baixar

Perigosa Iara Baixar

Curupira o danadinho Baixar

Saci Pererê Baixar
 

segunda-feira, agosto 15, 2011


PEZINHO - Região Sul e Sudeste

Ai bota aqui
Ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

Ai bota aqui
Ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

E depois não vá dizer
Que você se arrependeu
E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu.


***      Alunos ficam em fileiras, frente a frente com seu par.
* Ai bota aqui; [colocar a ponta do pé direito para frente]
* Ai bota ali; [colocar a ponta do pé direito para trás]
* o seu pezinho; [bater 3x o pé direito ao lado do esquerdo]
* O seu pezinho; [colocar a ponta do pé esquerdo para frente]
* bem juntinho; [colocar a ponta do pé esquerdo para trás]
* como o meu; [bater 3x o pé esquerdo ao lado do direito]
* e depois não vá dizer; [os pares entrelaçam o braço direito e giram no sentido horário]
* que você se arrependeu; [os pares entrelaçam o braço esquerdo e giram no sentido anti-horário]
* e depois não vá dizer; [os pares encontram-se no meio e cumprimentam-se]
* que você já me esqueceu; [retornam aos seus lugares]

PEIXE VIVO - Região Sudeste e Centro-Oeste

Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria
 Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria.

Como poderei viver,
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.

Ø      Formar um círculo, frente voltada para centro;
* 1ª estrofe:
- Saltitar 4 tempos para o centro do círculo, com os braços elevados acima da cabeça e, abaixando os braços, retornar em 4 tempos;
* Refrão:
- De mãos dadas, rodar o círculo 4 passos para a direita, 4 passos para a esquerda. Andar dois passos para o centro e dois passos de volta ao lugar.

BALAIO – Região Sul...

Eu queria ser balaio
Balaio eu queria ser
Pra andar pendurado
Na cintura de você

[Balaio meu bem, balaio sinhá
Balaio do coração
Moça que não tem balaio sinhá
Bota a costura no chão.]2X Estribilho

 Mandei fazer um balaio
Pra guardar meu algodão
Balaio saiu pequeno
Não quero balaio não.

[Estribilho] ...


***      Formar 2 círculos concêntricos: cavalheiros no círculo de fora, aos pares com as damas, que devem ficar no círculo de dentro. Damas seguram as saias e cavalheiros ficam de mãos para trás.
* 1º estrofe:
- Damas e cavalheiros entrelaçam o braço direito e  giram no sentido horário;
- damas fazem o sarandeio;
- cavalheiros fazem o sapateio;
- damas e cavalheiros entrelaçam o braço esquerdo e  giram no sentido anti-horário.
* Estribilho – repetir:
- As damas fazem o sarandeio (passo no lugar, movimentando o tronco de um lado para o outro);
- os cavalheiros sapatearão marcando o ritmo;
- os passos são feitos no lugar.
* 2º estrofe:
- Damas, de mãos dadas, giram o círculo dando 4 passos para a direita e retornam 4 passos até seu parceiro.
- Cavalheiros giram o círculo dando 4 passos para a esquerda e retornam 4 passos até sua parceira.
* Estribilho:
- Os pares desmancham o círculo e formam uma coluna.
- cavalheiros seguram na cintura das damas e ambos vão se retirando do local.

domingo, agosto 14, 2011

MÚSICAS SOBRE O FOLCLORE

O LOBISOMEM

SACI PERERÊ UMA PERNA SÓ

SACI PERERÊ Ô,Ô

SACI BRASILEIRO
CAIPORA E IARA

MÚSICA DE ADIVINHAS
MÚSICA DE TRAVA LÍNGUA

domingo, julho 31, 2011





 CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? (Parlenda)

* Toca-se em cada dedo da criança, dizendo o nome popular de cada um: Mindinho, seu vizinho, pai - de - todos, fura-bolos e mata - piolho.
* Ou: "Este diz que quer pão. Este diz que não há. Este diz que furtará. Este diz "alto lá", Este diz que Deus dará.
* Em seguida, pega-se a mão da criança e, com a ponta do indicador pinicando-lhe a palma, pergunta-lhe:

- "Cadê o toucinho que estava aqui?"
Resposta: - Gato comeu.
E o diálogo prossegue:
 -Cadê o gato? -foi pro mato.
 -Cadê o mato? - Fogo queimou.
–Cadê o fogo? - Água apagou.
 -Cadê a água? - Boi bebeu.
 - Cadê o boi? - Foi carrear trigo.
- Cadê o trigo? - Galinha espalhou.
 - Cadê a galinha? - foi botar ovo. –
-Cadê o ovo? - Frade bebeu.
-Cadê o Frade/ - Foi rezar uma missa.
 - Cadê a missa?
* Nesse instante, a pessoa, usando os dedos médio e indicador, fará os dois supostos pesinhos que subiram pelo braço, até provocar cócegas debaixo do braço da criança: - "foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!"

VARIAÇÃO: Pega-se a mão da criança e fala: "Nessa mãozinha havia cinco pintinhos. Pega-se o dedo e diz:
- Um saiu por aqui" outro dedo: - "Outro por aqui". E assim por diante. Depois chega galinha, que são os dedos da pessoa ciscando a palma da criança:
 "- Cadê os meus pintinhos, cló, cló, cló?
 A pessoa vai procurando pelo braço acima, até fazer cócegas.
 CABRA-CEGA DE RODA

* Formação em circulo, um aluno de olhos vendados no centro com um objeto na mão (saco de farinha);
* Dialogo:
- Cabra cega?!

- Senhor.
- De onde vieste?
 - De traz da serra.
 - Que trouxeste?
 - Um saquinho de farinha.
 - Dá-me um bocadinho?
- Não chega pra mim mais minha velha.
* As crianças todas tentam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tem em uma das mãos; e ela tenta agarrar as que lhe aproximam. * A que se deixa prender, ou tocar, passa a ser a cabra-cega e a brincadeira recomeça.
 BOI TATÁ - CABEÇA PEGA O RABO

* Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
* O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.

 FLORESTA DO LOBISOMEM 


* Traçar no chão um retângulo bem grande (sendo a floresta) ou marcar o espaço com 2 cordas compridas colocadas paralelas.                                                                                              * Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade. Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos.                                                                                                                                     * Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores
.
 PULA CARNIÇA

* Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, uma a uma, pulando sobre as costas dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas.

* Pulada a última carniça, o jogador corre e para adiante, esperando que os demais saltem sobre ele.
 REINO DOS SACIS

* Num canto do terreno, marca-se o "palácio", onde fica um jogador, o "Saci-rei". Os demais "sacis" dispersam-se à vontade pelo campo.
* Ao sinal de início, os sacis dirigem-se, pulando num pé só, ao palácio real, para provocar o rei.

* De repente, este anuncia: "_O rei está zangado!", saindo a persegui-los, também aos pulos.
* O primeiro que ele pegar, nomeia seu "ajudante".
* A brincadeira recomeça, tal como antes, saindo agora os dois, após novo aviso, em perseguição aos demais e assim por diante.
* O último apanhado será o novo rei, na repetição do jogo.
OBS: Ninguém pode apoiar os dois pés no chão, sob pena de ser aprisionado, exceto nos seguintes casos:
a) quando o jogador estiver dentro do palácio;
 b) quando o jogador estiver cansado, devendo, porém, ficar parado num mesmo lugar, ocasião em que poderá ser apanhado.
O jogador aprisionado ficará dentro do palácio, até outro ser preso, só então podendo voltar ao lugar onde estava antes.

PEGADOR SÔ LOBO.


* Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde.
* As demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam:_ Vamos passear na floresta, enquanto o sô lobo está aí? !
* Chegando perto da suposta casa, a criança que está fazendo o papel do sô lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, como quiser inventar.

* As crianças se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes.
* A brincadeira se repete até que, numa dada vez, sô lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás das crianças.
* A que for pega, passa a ser o sô lobo na próxima vez.




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