segunda-feira, dezembro 06, 2010

Esquema Corporal *SAQUINHO DE AREIA

Saquinhos de areia de 10 x 15cm.
- Explorar livremente os saquinhos de areia;
- Caminhar com o saquinho na palma da mão;
- Correr com o saquinho na palma da mão, cabeça e depois no pé;
Ler para realizar atividades

- Caminhar com o saquinho em cima do pé, depois do outro;
- Caminhar com o saquinho nas costas;
- Caminhar com o saquinho na cabeça;
- Lançar e pegar o saquinho;
- Prender o saquinho entre os joelhos, tornozelos e caminhar;
- Corrida de estafeta com o saquinho;
- Dançar com o saquinho preso na testa do colega;
- Caminhar com o saquinho preso ombro a ombro com o colega;
- Dois a dois, jogar o saquinho para cima, bater palmas, apanhá-lo e passá-lo para o colega;
- Jogo em grupo: cantar uma música passando o saquinho, quando a música parar, aquele que estiver com o saquinho na mão, paga uma prenda. (Construtiva- ex: pular 5x);
- Criar: em grupos de 3 alunos, criar atividades com os saquinhos para os outros grupos executarem as atividades;

domingo, dezembro 05, 2010

Minha participação no Seminário de Educação Inclusiva em São Borja,
Terra dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

                                                                                                                                   
                                                                                                          Eu 
      
Os seminários têm uma importância muito significativa para a formação continuada de educadores, pois eles nos trazem sempre novas perspectivas em relação às práticas pedagógicas, é onde ganhamos uma visão mais ampla em relação a que rumo tomar diante das adversidades que surgem na Educação atual. 

Esquema Corporal * BANCO SUECO


  Se deslocar em cima do banco:
- rastejando;
- pulando de um lado para o outro;
- de cócoras;
- de joelhos;
- cavalinho;
- brincar de estátua em cima do banco;
- trenzinho;
- desfilar em cima do banco;
- caminhar dois a dois;
- caminhar com os braços abertos;
- caminhar nas pontas dos pés;
- caminhar nos calcanhares;
- caminhar nas bordas internas e externas dos pés;
- caminhar batendo palmas;
- caminhar com um pé no banco e outro no chão;
- caminhar, um aluno em cima do banco de mãos dadas com outro no chão;
- deslocar-se engatinhando;
- deslocar-se de lado como caranguejo;
- deslocar-se num pé só (outro);

Esquema Corporal *CAIXA DE PAPELÃO

  ATIVIDADES:
Brincando com caixa na sala de aula

- Carregar a caixa: na cabeça, nos ombros, nas costas, embaixo do braço, engatinhar com a caixa nas costas;
- Correr em zigue-zague entre as caixas;
- Pular para dentro e para fora das caixas;
- Correr livremente ao sinal: pular dentro de uma caixa;
- Por um pé na caixa (depois o outro);
- Ficar de cócoras dentro da caixa;
- Colocar somente a cabeça na caixa;
- Ordenar as caixas de maior para menor e ao inverso, pular sobre as caixas;
- Ordenar as caixas: em linha reta, sinuosa, curva, em círculo, formando figuras geométricas;
- Entrar na caixa para que um colega empurre;
- Brincar de esconder com as caixas;
- Patinar com as caixas nos pés;
- Rolar dentro da caixa (fundo da caixa aberta);

segunda-feira, novembro 29, 2010

Esquema Corporal *ATIVIDADES COM ARCOS




(Manusear livremente o arco)
Eu jogando com os alunos
* Como posso carregar o arco no meu corpo:
- como um colar   - como uma pulseira   - como um cinto
  • Andar movimentando em círculo o arco em um braço, depois no outro;
  • Andar com o arco em cada pé, arrastando;
  • Lançar o arco para cima, com uma mão e pegá-lo com outra;
  • Lançar com as duas, pegar com as duas;
  • Passar o arco pelo corpo, de cima para baixo e depois de baixo para cima;
  • Brincar de túnel com os arcos;
  • Pular sapata com os arcos;
  • Brincar de “cada macaco no seu galho”;
  • Caminhar dentro dos arcos (individual/duplas);
  • Caminhar dentro dos arcos, dispostos no chão, em zigue-zague, e fora dos círculos;
  • Rolar o arco com a mão esquerda/direita;
  • Girar o arco para direita/esquerda;
  • Rolar o arco com a mão direita e esquerda, caminhando normalmente;
  • Fazer competição rolando os arcos (colunas);
  • Com os arcos no chão pular dentro e fora;
  • Colocar os arcos dispostos pelo espaço disponível – quicar uma bola de borracha dentro de cada arco (mão direita/esquerda);
  • Bambalear com o arco, parado ou em movimento;
  • Formar um túnel com os arcos, em colunas, passar por dentro dos arcos;
  • No túnel arremessar a bola de borracha até o outro lado do túnel;




;;