segunda-feira, outubro 04, 2010

+ COORDENAÇÃO MOTORA FINA



HABILIDADE: Coordenação motora fina - desenvolvimento das extremidades: pulso, mão e dedos
  •  Enfiar palitos em orifício feito em pote de plástico; 
  • Atividades que envolvem o rasgar, cortar, colar, enfiar, perfurar, laçar, alinhavar, modelar, montar, pintar - explorando diferentes materiais e texturas.
  • Descontração das musculaturas das mãos e dos dedos, deixarem as mãos "moles", balançar (diferentes maneiras).
  • Rasgar (papel, plástico, isopor, papelão...), usando todos os dedos / só o polegar e o indicador.
  • Confeccionar (colares, pulseiras) com: contas, retroses, bolinhas de argila, canudinhos, etc. 
  •  Perfurar com prego ou perfurador: (papel, plástico, isopor, papelão);
  • Fazer o laço dos cadarços de seus sapatos;
  • Fazer nós em barbante, arame fino, plástico, tecido;
  • Modelar: * simples manuseio de argila, * formar objetos, * usar água como elemento auxiliar no alisar e colar peças ("barbutina"- cola de argila com água), * instrumentos - rolos de massa, palitos, barbante, faca sem fio, colher;
  • Colagem com areia, serragem, maravalha - (colorir);
  • Fazer montagem com sucata;

 
 

ATIVIDADES PARA AMPLIAR A LINQUAGEM

 
HABILIDADE: Desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
O professor deverá contar e ler muitas histórias e as crianças participarem EX:
    **Contar mostrando as ilustrações com a participação de comentários pelos alunos;     
 **As crianças fazem sons, movimentos dos elementos que a história oferece, dramatizam cenas;
      **A criança desenha, modela a parte que mais achou significativa da história;
   **Máscaras: é uma atividade que ajuda a desinibir crianças tímidas; (fantoches, bonecos de varas);
     **Livros, gravuras para as crianças inventarem histórias; 
      **Execução de canções e poesias;
  Hora do Conto; 
    TV – SUCATA: televisão confeccionada de caixa de papelão, alunos contam o filminho para os colegas. Essa é uma atividade que os alunos adoram expressar a imaginação, cada um a sua maneira. No final tem aplausos. É sempre muito divertido todas as vezes que utilizamos a        TV-SUCATA.

Ø      Atividade com o corpo: representar coisas, pessoas, animais - (usando todo o corpo ou partes).
Ø      Dramatizar: “Eu sou o Sol”. ­– tronco é o foco de luz e calor; cabeça, pernas e braços  são raios (movimentar se).
Ø      Representar (determinado estado de espírito): bêbado alegre, pessoa forte com pressa, soldados furiosos, gato com medo... Andar carregando, puxando, empurrando algo. Arrastar um companheiro ao subir.
Ø      Dramatizar (modo de sentar) lugar confortável ou não: sofá, banco, cadeira, cavalo, ônibus, trem...
Ø      Personagens se movendo: cachorro que persegue gato; cego que procura atravessar a rua; etc.
Ø      Mímica: sentir o peso ou a leveza de um objeto; enrolar algo, lançar o laço, bater clara de ovos.
Ø      Especificar o gesto de: tomar água, vinagre, chimarrão... comer pão, churrasco...
Ø      Dramatizar sensações: frio, calor, dor, coceira, sono, sede, fome, cansaço... Sensações psíquicas: alegria, pena, tristeza, raiva, solidão...
Ø      Indicar uma sensação com partes do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas, bravas...
Ø      Improvisações dramáticas individuais ou coletivas – dramatizar cenas espontâneas.


Dramatizações

;;