sexta-feira, setembro 24, 2010

PERCEPÇÃO ESPACIAL – Tarefas

  * Relacionar algo que está: em cima, atrás, à frente, em baixo, dentro, fora, longe, à direita, a esquerda, ao lado, entre, etc.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o  lado. 
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
Brincando na Sala

domingo, setembro 12, 2010

Percepção Tatil - Atividades

 
Escrevendo na areia  Letra Cursiva
  • Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
                 a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;               
                 b) diferentes consistências: duro, mole;
                 c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
                 d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
                 e) diferentes pesos: leve, pesado;
  • Sentir através do teto diferentes partes do corpo;  
  • Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;  
  • Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;

    PERCEPÇÃO VISUAL – Tarefas

       
    1.    Identificar o objeto diferente numa coleção;
    2.    Identificar os objetos iguais numa coleção; 
    3.    Identificar os objetos maiores ou menores;
    4.    Reconhecer e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
    5.    Identificar entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
    6.    Desenhar o que falta para completar a figura (detalhes);
    7.    Fechar os olhos e tentar enumerar o que viu;
    8.    Formar fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
    9.    Perceber as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido, alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
                        Observar um colega e desenhar;
     
    Aula da Profª Carminha

    DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA - Atividades

       
    • Identificar, nomear, comparar e diferenciar ruído e sons não vocais e localizar suas fontes;
    • Sons produzidos por madeiras, metal, borracha, papel, plástico, sólidos;
    • Teste de sons graves e agudos, (batidas, apitos);
    • Apitos - palmas - batidas de lápis, sineta, tambor;
    • Ouvir a voz de um colega e de olhos fechados identificá-lo;
    • Andar em direção a um som de apito ou sineta;
    • Citar os ruídos ouvidos de fora e nomeá-los;
    • Explorar sons do corpo;

    segunda-feira, agosto 02, 2010

    Atendimento Educacional Especializado

    ;;