6 de nov de 2012



Andar ou marchar transpondo obstáculos
*****O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo varias de um espaço a outro.
- colocar uma cadeira sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se deparar com a mesma;
- colocar 2 ou 3 tapetes, em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar os tapetes;
- colocar uma mesa sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser substituída por banco);
- colocar alguns objetos em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos em zigue-zague, para não pisá-los (sugestões: cartões
coloridos, letras do alfabeto móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar algum conteúdo);
- pular sela: algumas crianças ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras (sem esbarrar);
Andar transportando objetos
- Os alunos ficam em pé sobre a linha.
- Uma criança recebe um objeto para equilíbrio (*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha. Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido; - copo cheio de água;
- jarra com água; - pires com vela acesa;
- bola na palma da mão aberta; - pilha de cadernos;
- blocos de construção; - bandeja com copos;
Marchas

- marchar fazendo continência;
- marchar fazendo gestos de tocar tambor;
- marchar fora da linha;
- marchar dentro da linha;
- marchar em ziguezague;
- com a mão na cabeça;
- com a mão na cintura;
- balançando os braços na lateral;
- com as mãos para trás;
- com os braços cruzados;
- arrastando um pé (soldado machucado);
- sem fazer barulho com os pés;
- batendo bem forte os dois pés;
- marcando o pé direito;

0 comentários:

Postar um comentário