quarta-feira, setembro 12, 2012


MEMÓRIA VISUAL
    Consiste na capacidade de reter e recordar com precisão uma série de estímulos apresentados visualmente.
    Na aprendizagem, a memória visual desempenha um papel muito importante, pois permite que a criança forme uma imagem visual das palavras, o que facilita o reconhecimento rápido e instantâneo dos símbolos impressos durante a leitura.
Na escrita, permite a utilização correta da grafia, ao escrever palavras formadas por letras, cujos sons podem ser representados por duas ou mais letras diferentes, ex: o som “sa” pode ser representado tanto pela grafia / ssa/ como pela grafia / sa/.
 A escolha correta de uma ou outra grafia depende do fato da palavra a ser escrita, estar ou não retida na memória visual.
Atividades Legais

   ***Sugestões de atividades e brincadeiras que favorecem a aquisição da memória visual***
·       A compreensão de estímulos visuais (apresentar figuras simples e pedir que a criança descreva, aumentando gradativamente às dificuldades).
·       Reprodução de situações ocorridas em filmes, desenhos animados, passeios, etc.
·       Reproduzir desenhos.
·       Trabalhar com rótulos e logotipos.
·       Apresentar diferentes objetos, retirar um, indicar qual foi retirado.
·       Trabalhar com jogos de memória e de completar figuras.
·       Redescobrindo a visão;
- O que podem os olhos =
* Tudo o que veem na sala de aula;
* O que conseguem ver sem mexer os olhos;
* O que veem movimentando os olhos para a direita, para a esquerda ou movimentando a cabeça;
* O que conseguem lembrar do que viram, com os olhos fechados;
* O que veem melhor (o que está longe ou perto; quando está claro ou escuro; o que é maior ou menor).

QUEM ESTÁ NA CASINHA?
PREPARAÇÃO: Alunos sentados, tendo em destaque uma criança que ficará de olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Cobrir uma mesa com um tecido, designando “CASINHA”. Ao sinal do professor uma criança deverá se deslocar de seu lugar e se esconder dentro da casinha.
O aluno que está de olhos vendados tira a venda e deverá observar os colegas para adivinhar quem está na casinha.

4 comentários:

lourdes disse...

muito legal

Unknown disse...

Adorei as sugestões... Trabalho na Apae-Aroeiras,PB. Sempre pesquiso atividades adequadas para as necissadades individuais dos meus alunos na sala de AEE.

Professora Carminha disse...

Que maravilha! A Apae-Aroeiras,PB só tem a ganhar, pois tem alguém no caminho certo, e é você, parabéns! Obrigada pela participação.

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho! ótimo conteúdo !

Postar um comentário

Sua opinião é importante!