sexta-feira, junho 08, 2012

BRINCADEIRAS JUNINAS COM LENÇO


Aqui estão três brincadeiras que criei para serem realizadas nas festividades juninas, estas brincadeiras desenvolvem:
*Coordenação Motora Ampla;
*Coordenação Motora Fina;
*Freio Inibitório;
*Lateralidade;
*Percepção Espacial;

VARAL DE LENÇOS DO CAIPIRA
Material:
- um lenço para cada participante (TNT);
- um rolo de barbante;
- um prendedor para cada participante;
Como Brincar:
* Arrume o barbante esticado como um varal, distância de 5m do lugar onde será a linha de saída dos participantes;
* Organize os alunos em uma fileira (lado a lado), as crianças de posse do lenço e prendedor, ao sinal do apito, todos correm para estender o seu lenço no varal. É vencedor o aluno que voltar primeiro a linha de saída.
1ª VARIAÇÃO:
Dividir a turma em dois grupos, em fila indiana, ao sinal o 1º de cada fila corre e estende seu lenço, volta encosta no 2º da fila, que fará o mesmo e assim por diante até todos participarem. É ganhadora a equipe que terminar primeiro.
2ª VARIAÇÃO:
Um lenço para cada equipe, 1º da fila, ao sinal corre e estende o lenço no varal e volta, vai para o final da fila, o 2º corre e recolhe o lenço e entrega par o 3º estender o lenço e assim segue, até todos participarem. A equipe que realizar a tarefa 1º será a vencedora.

PEGAR O LENÇO DO JOÃO
Material:
- Um lenço para cada participante;
Como Brincar:
# Os participantes de posse de um lenço, prende-o no cós da calça; ao sinal do professor, eles tentam pegar o lenço do colega, protegendo o seu;
# No final, quem conseguir pegar mais lenços será o vencedor;
# O professor deverá delimitar o espaço onde poderão brincar. A cada novo inicio da brincadeira delimite um espaço diferente (vale até tal lugar...), assim, trabalhará a noção espacial.
1ª VARIAÇÃO:
Os alunos que ficarem sem o lenço virarão estatuas ou caipiras robôs (imitar os movimentos). Deste modo, você estará dando ênfase ao desenvolvimento do Freio Inibitório.
2ª VARIAÇÃO:
Pega-pega: a maioria das crianças estarão de posse de mais de um lenço, 3 a 4 crianças sem o lenço tentarão tirar o lenço da cintura dos colegas. Sendo que quem for tirado o lenço, se torna PROTETOR e pega na mão de um colega que tem lenço para ajudar a proteger o lenço. A brincadeira termina quando todos os lenços forem tomados pelos pegadores.

LENÇO JUNINO
Material:
- Um lenço;
Como Brincar:
* Participantes em círculo com as mãos para trás em forma de concha;
* Um participante ficará fora do círculo com um lenço na mão;
* Este entregará o lenço para alguém da roda e foge para não ser pego, tentando chegar ao lugar que ficou vago;
* Quem recebeu o lenço tenta pegar o colega que foge; assim continuará a brincadeira até todos participarem.

Sabendo, que o jogo simbólico (faz de conta) faz parte do universo infantil, sempre ao começar uma brincadeira com os meus alunos, tanto da Pré-escola quanto do 2ºAno, crio uma história referente a brincadeira para dar uma pitada de emoção e durante a brincadeira ajo como uma animadora. Sem contar que brinco como se fosse uma das crianças.   

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!