quarta-feira, maio 23, 2012


Uma das atividades, que realizarei com os meus alunos da Pré-escola, na semana em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente. Atividade que desenvolve Percepção Espacial e Visual, Coor. Motora Fina, conceitos de Matemática e Ciências.

QUEBRA-CABEÇA (4 peças)
*1º passo: a criança pesquisa em revista, figuras da natureza ou ambientes que lhe agrade.
*2º passo: escolhida a figura recortar em forma de retângulo ou quadrado.
*3º passo: guardar as revistas no lugar e organizar o ambiente para o 4º passo.
*4º passo: todas as crianças, de posse de sua figura, deverão dobrar ao meio, juntando todas as pontas da figura e passando os dedos para ficar a marca da dobra (a Profe com seu jeitinho carinhoso ajuda aqueles que tiverem dificuldade). Logo a seguir, dobre novamente fazendo o mesmo processo de antes. Agora, abrir as dobras da figura.
 *5º passo: observar as marcas deixadas pela dobra e recortar onde estão as marcas. Então, a criança percebe que dividiu a sua figura em 4 partes.
  Agora ela tem um quebra-cabeça de 4 peças.
*6º passo: montar o quebra-cabeça da figura colando numa folha A4.
*7º passo: apresentar o seu trabalho para os colegas utilizando-se da oralidade, (podem por ex: criar uma história, descrever a figura).
Obs: o Professor deverá ter uma atitude de problematizador, por exemplo, fazer com que a criança observe a figura quando é inteira, a metade e divida em 4 partes. Sempre questionar para que seus alunos expressem o que estão observando ao realizar esta atividade. Pois, sabemos que a criança aprende de diferentes maneiras, portanto, o Profe. saberá através dos questionamentos quais os conceitos que ela adquiriu com atividade. Bem, a criança ao se expressar colocará em dúvida algum colega, que com certeza, tentará defender sua idéia, sendo assim, um tem a oportunidade de aprender com o outro, através da mediação do Profe, claro.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!