quarta-feira, março 21, 2012

A MÚSICA E SEU VALOR EDUCATIVO


A música é um importante mediador do desenvolvimento infantil, pois proporciona o desenvolvimento das habilidades físicas, mentais, espirituais, verbais, sociais e emocionais.
O corpo da criança é o ponto de partida para as atividades com música, sendo a voz um precioso instrumento e a expressão corporal promotora de ritmo e dança.
A criança através da música é levada a praticar, a reconhecer e a descobrir o ritmo e o som de maneira livre e organizada, a partir dos movimentos corporais e depois fora dele – sons ambientais, sons da natureza, eletrônicos, etc.
É um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança usar toda sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com seu ritmo.
A música encaminha os pequenos à cooperação e às trocas sociais, proporcionando o desenvolvimento da compreensão mútua pelo intercâmbio de ideias e conhecimentos, além de oportunizar a vivência dos próprios sentimentos.
A música faz parte da minha rotina docente, tanto na Pré-escola quanto no 2º Ano, as minhas crianças adoram cantar e dançar. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!