sábado, fevereiro 26, 2011

A DOMINÂNCIA DA LATERALIDADE - E a leitura

 
 A dominância da lateralidade e o aprendizado da leitura

             A lateralidade: refere-se à condição destra, canhota ou ambidestro. Isso quer dizer, a função ou atividade que realiza uma pessoa ocorre com mais frequência de um lado do corpo que em outro e tem a representação num hemisfério cerebral ou no outro. A criança é capaz de reconhecer direita-esquerda aos 6-7 anos de idade.
             A dificuldade de orientação e os problemas de leitura não passam de dois sintomas ligados a lateralidade. De acordo com Launay(1952), pode-se afirmar que em muitos casos de dislexia constata-se uma dominância cruzada da mão e da visão.
             A leitura de um texto é feita, graças a uma sucessão de movimentos oculares bruscos e ritmada, orientada obrigatoriamente da esquerda para a direita. Já os indivíduos ambivalentes, possuidores de coordenação cruzada (lateralidade cruzada), movem o olho só para um lado, ao passo que o braço tem tendência inversa.
             È fácil corrigir com exercícios a ação voluntária do movimento dos braços, mas a reeducação ocular necessita mais precaução e principalmente orientação de profissionais da área.   
Jogo Troca - troca

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!