sábado, dezembro 25, 2010

LINGUAGEM INFANTIL

 
      As condições fundamentais para o desenvolvimento da linguagem caracterizam-se por: a capacidade da criança e a necessidade que ela sente de conquistar recursos que permitam uma interação mais efetivas e mais ampla com os outros, que dê conta de um mundo que cresce cada vez mais, além das expectativas de mudança ou crescimento que os adultos passam para ela.
      A escola, principalmente a Educação Infantil, tem sido um lugar muito produtivo para ajudar no desenvolvimento da linguagem, pois a possibilidade de relacionamento com pessoas diferentes (professores, crianças) que provocam desequilíbrio e necessidades de modificações que a criança será incentivada a conquistar. Sendo deste modo, a linguagem tende a evoluir visivelmente em razão das novas experiências que ela pode ter em variadas situações de comunicação.
      A linguagem verbal é uma forma de comunicação. É a mais complexa, mas não é a única. A comunicação é um processo evolutivo. E a evolução da linguagem tende a se acelerar com novas experiências. A criança precisa ser exigida para que se envolva, mas sempre dentro de um nível de respostas que consiga dar.
      Portanto, a linguagem está interligada com outros aspectos do desenvolvimento, que faz parte da formação da função simbólica que se torna possível pela constituição da inteligência. Deste modo, a linguagem faz parte do brinquedo e o brinquedo é um momento favorável para reforçar o uso da linguagem e seu poder de representação.

Professora Carminha

BAÚ DE IDÉIAS
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Atividades para baixar  

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!