segunda-feira, dezembro 20, 2010

Coordenação Motora *ATIVIDADES COM JORNAL

 
O desenvolvimento da coordenação motora auxilia na escrita de palavras e na atenção.
Estas atividades se bem desenvolvidas as crianças adoram e se divertem muito, o professor deve utilizar-se da imaginação criando personagens e cenários para a realização das atividades. 


  • Exploração do jornal, observando: textura, forma, espessura, peso, informações que contém letras, palavras, figuras...
v     Andar balançando o jornal de forma que produza som.
v     Correr, segurando o jornal com as duas mãos a cima da cabeça.
v     Correr, segurando o jornal em diversas partes do corpo: axila, peito, ombro, cabeça, etc.
v     Andar em cima de jornais dispersos pelo chão.
v     Ficar em diversas posições em cima do jornal: em pé, sentado, ajoelhado, deitado.
v     Dobrar o jornal várias vezes com os pés, sem o auxilio das mãos.
v     Andar na borda do jornal, na ponta dos pés, borda externas e internas dos pés e dos calcanhares.
v     Saltar sobre o jornal, que estará no chão, com os pés unidos e afastados (para frente, para trás, para os lados).
v     Amassar o jornal com uma das mãos, até formar uma bola, desamassar com a outra mão ou com os pés.
v     Rasgar o jornal com as mãos e com os pés, em tiras e em pedaços menores, compor com os pedaços figuras de formas diferentes, recompor a forma inicial – (análise e síntese).
v     Soprar o jornal, tentando mantê-lo no ar.
v     Lançar ao alto o jornal e bater palmas até tocar o chão.
v     Fazer dobraduras com o jornal: avião, chapéu, barco.
v     Fazer canudo com o jornal (luneta) e observar objetos solicitados pelo professor.
v     Fazer bola com o jornal e em duplas arremessar para o colega, apanhando com as duas mãos e jogando-o somente com uma mão, (lateralidade).
v     Amassar o jornal e com ao auxilio de meias, dar um nó formando uma bola.
v     Andar tocando a bola em diferentes partes do corpo, cabeça, ombro, braços, pernas.
v     Passar a bola em ao redor do corpo, tocando a cintura, quadril, pescoço, joelhos.
v     Rolar a bola no chão com uma mão e após com outra.
v     Rolar a bola com a planta dos pés.
v     Em quadrúpede, conduzir a bola rolando com a cabeça.
v     Chutar a bola com um pé determinado e depois o outro.
v     Chutar a bola em alvo determinado, pneu, caixa, entre as pernas de um colega.
v     Lançar a bola para cima e pegar com as duas mãos.
v     Lançar a bola o mais alto possível e depois o mais longe possível.
v     Lançar para cima e bater palmas e pega-la, jogar para cima e bater palmas até tocar o chão.
v     Lançar a bola de uma mão para outra.
v     Lançar girar o corpo e pega-la.
v     Lançar a bola, tocar a mão no chão e pega-la.
v     Lançar a bola para o colega estando de costas para ele.
v     Em duplas dançar segurando a bola com a testa, bochecha, queixo, peito, barriga, coxa, joelho, canela.
v     Lançar a bola entre os braços cruzados do colega.
v     Lançar a bola ao colega que deve pular e pega-la no ar.
  Saltitar com a bola presa aos pés e após entre os joelhos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo material
Estou trabalhando com Emei aqui em Porto Alegre(Berçário, Maternal e Jardim)
Incrementei meu plano de aula com outras atividades que eu já costumo usar.
Att
Tiárlei Ferreira Anchieta

Postar um comentário

Sua opinião é importante!